abril 12, 2016

[ETC.] TAG LIVROS OPOSTOS

tumblr_mc3yp2RGx41rnbzgeo1_500

Fonte: in-dissoluvel.tumblr.com

 

A Lethycia Dias, do blog Loucura por Leituras, me indicou para responder a TAG livros opostos, que consiste em falar sobre livros de acordo com dez questões preestabelecidas. Confesso que algumas perguntas foram bem complicadas, mas todas foram respondidas com a máxima sinceridade! Confira abaixo:

 

1) O primeiro livro da sua coleção e o último comprado.

Vou considerar como o primeiro livro da minha coleção aquele que eu mesma comprei, com o meu dinheiro, em uma feira de livros usados que eu fui há bastante tempo: O Diário de Taty, da Heloísa Périssè. Na época, falar “tipo assim, cara, fala sério!” era moda e eu aproveitei bastante a leitura.

 

IMG_20160410_163635473

 

O último, na verdade, os últimos, foram Mary Poppins, da P. L. Travers, e Coraline, do Neil Gaiman. Aproveitei uma promoção da Amazon para comprar os dois pois estou montando a biblioteca da minha florzinha que vai nascer. Coraline eu já li em epub e gostei muito e Mary Poppins, por enquanto, só assisti ao filme, que é maravilhoso.

 

IMG_20160410_170054

 

2) Um livro que você pagou barato e um que você pagou caro.

Um livro que eu amei e paguei bem baratinho foi Um Bonde Chamado Desejo, escrito por Tenesse Williams. Me custou R$ 2,00 e a compra foi feita em uma calçada no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, quando fui visitar uma amiga. Edição antiga, de capa dura, com introdução falando de inúmeras adaptações da peça, com fotos coloridas. Um verdadeiro achado!

 

IMG_20160410_170042

 

Um que eu paguei caro foi Os Mistérios de Udolpho, de Ann Radcliffe. Mas, veja bem: não sou o tipo de pessoa que acha livro caro. Para mim, ou tenho dinheiro no momento para comprá-lo, ou não tenho. Existe uma série de coisas a se levar em consideração ao comprar um livro, especialmente quando se trata de um clássico da literatura. No caso de Udolpho, o comprei um pouco mais barato do que está sendo vendido agora, pois era pré-venda e também adquiri os dois volumes de uma só vez. Trata-se de um livro que não tinha edição em português até a Pedrazul Editora lançá-lo, e eu, como muitos fãs de Jane Austen, sobretudo do livro A Abadia de Northanger, tinha um enorme desejo em tê-lo em minha estante. Então, dependendo do livro, vale a pena apertar um pouquinho o orçamento e fazer a compra. Foi uma leitura muito boa, valeu a pena o gasto. Fiz resenha dos dois volumes para o blog Escritoras Inglesas, confira pelos links abaixo:

 

Resenha de “Os Mistérios de Udolpho”, Vol. 1.

Resenha de “Os Mistérios de Udolpho”, Vol. 2.

 

IMG_20160410_170029

 

3) Um livro com protagonista homem e um livro com protagonista mulher.

Minha indicação, na verdade, vai para um livro com protagonista menino: Extraordinário, da R. J. Palacio. É um livro maravilhoso, recomendo a todos!

 

Um livro com protagonista mulher que eu devorei e também gosto bastante do filme é Garota Exemplar, da Gillian Flynn. Simplesmente adorei, um best-seller de qualidade e original ao mesmo tempo, o que tem sido difícil de encontrar por aí.

 

IMG_20160410_170019

 

4) Um livro que você leu rápido e um que você demorou a ler.

Um livro que geralmente muitas pessoas dizem que é uma leitura complicada, demorada etc., e eu li em poucos dias e virou um dos meus favoritos da vida foi Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez. Para mim a leitura fluiu muito bem.

 

Um livro que é muito bom, muito bem escrito, mas que eu demorei bastante para terminar foi Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Dificilmente ele entrará na minha lista de releituras, pois o achei muito cansativo. Um outro caso parecido foi As Relações Perigosas, de Chordelos de Laclos. Um ótimo livro, mas muito cansativo para o meu gosto.

 

IMG_20160410_164409180

 

5) Um livro com a capa feia e um com a capa bonita.

Com a capa feia… ah, fico sem jeito de falar. Parece bullying com o livro!

 

Uma das capas mais belas da minha estante é sem dúvida Agnes Grey, de Anne Brontë. As edições da Pedrazul Editora também têm capas lindíssimas, fica até difícil escolher a mais bela!

 

IMG_20160410_165955

 

6) Um livro brasileiro e um estrangeiro.

Um livro brasileiro que gosto muito é Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. É um livro maravilhoso! Também sou muito fã de Dom Casmurro, do mesmo autor.

 

Um livro estrangeiro que foi um divisor de águas na minha vida de leitora é Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. A partir da leitura dele eu descobri a literatura clássica inglesa, que hoje eu tanto amo!

 

IMG_20160410_165943

 

7) Um livro mais fino e um livro mais grosso.

Um livro fininho, mas muito bom, é Sejamos Todos Feministas, da Chimamanda Ngozi Adichie. São 24 páginas falando sobre o feminismo atual. O livro é a adaptação de uma palestra que Chimamanda fez no TEDxEuston, disponível legendado no youtube e também aqui no blog.

 

Um livro grosso, talvez o mais grosso da minha estante, ganhando de Anna Kariênina, do Tolstói, é David Copperfield, de Charles Dickens. É um belo calhamaço!

 

IMG_20160410_164807366

 

8) Um livro de ficção e um de não ficção.

Um de ficção que eu recomendo a todos: O Sol é Para Todos, de Harper Lee.

 

IMG_20160410_165051737

 

Um livro de não ficção que eu adorei e recomendo para todos os fãs da série Downton Abbey é O Mundo de Downton Abbey, de Jessica Fellowes. Uma edição belíssima da Editora Intrínseca, toda ilustrada, com curiosidades históricas (1912-1919) utilizando o contexto das primeiras temporadas da série.

 

IMG_20160410_164948440_HDR

 

9) Um livro meloso e um livro de ação.

Um livro meloso só poderia ser do rei dos livros melosos, Nicholas Sparks: Um Amor Para Recordar. É um dos meus favoritos dele, embora, confesso, já não leio tantos livros do autor como fazia há algum tempo.

Um livro de ação é o nacional Elite da Tropa, de Rodrigo Pimentel. Não foi uma leitura que eu amei, apesar de ter gostado do filme.

 

IMG_20160410_165349122

 

10) Um livro que te deixou feliz e um que te deixou triste.

É difícil falar um livro que me deixou feliz, pois toda leitura é uma conquista, uma felicidade. Mesmo os livros mais difíceis, os técnicos etc., nos empurram para frente. Vou listar aqui um livro divertido que li a pouco tempo, o Diálogos Impossíveis, de Luiz Fernando Veríssimo. Uma leitura rápida e agradável, do autor nacional que é mestre das crônicas.

 

Um livro triste que li recentemente é o Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes. Amei o livro, a história, mas… terminei soluçando e a leitura me deu uma ressaca danada! Ainda assim, é um livro que eu recomendo.

 

Adorei responder as perguntas e as deixo para quem quiser também responder nos comentários ou refletir sobre a sua estante e livros lidos. Até a próxima!

 



Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

4 Respostas para "[ETC.] TAG LIVROS OPOSTOS"

Lethycia Santos Dias - 12 abril 2016 às 12:19

Olá, Tamires! Acabei de ver o seu comentário lá no blog, e vim conferir o eu post. Gostei muito das imagens que você usou, da forma que soube organizar. Eu sempre tenho dificuldade com algum post que exige muitas imagens. Já li Coraline, emprestado de uma biblioteca, e sou louca para comprar, mas sempre encontro caríssimo nas livrarias </3. O livro que você pagou mais barato foi realmente um achado, um daqueles tipos de livro que se a gente tem na estante, gosta de deixar no lugar de destaque! Fico também feliz de ter encontrado mais uma fã de "Cem Anos de Solidão". Eu li o livro em Espanhol, e até hoje sonho em comprar uma edição em Português, mas novamente, os preços não colaboram. 🙁
Adorei o post, ficou ótimo!

Responder

TamiresTamiresabril 13th, 2016 às 09:46 - respondeu:

Obrigada, Lethycia! Eu tenho um pouco de dificuldade para criar aqueles cenários lindos que a gente vê em algumas fotos de blogs bacanas, mas vou tentando na simplicidade mesmo! 😀

Confesso que quando li Cem Anos de Solidão me deu vontade de estudar espanhol só para ler o original… Realmente as edições em português são bem caras, mas em sebos você deve achar alguma preciosidade.

Obrigada pela visita e pela indicação! Bjs 🙂

Responder

Victória Cardoso Ferreira - 19 abril 2016 às 00:36

Vou começar agradecendo teu comentário na minha resenha de Cem Anos de Solidão, foi um dos que eu fiquei mais feliz mesmo <3 Bacana ver o livro nesse post, e ver vários outros que eu tenho também: Persuasão, Memórias Póstumas, Anna Karenina… Achei legal ver autoras na sua estante, na minha infelizmente tem poucas acho =( Estou querendo ler Madame Bovary (pena que tu disse que é cansativo), Orgulho e Preconceito, O Sol é para Todos e David Copperfield (: Na verdade, eu gostei mesmo é dessa edição aí de David Copperfield, HSAIDUHSI, mas leria o livro também 8D E ah, o livro 'achado' eu também comprei um EXATAMENTE igual por 1 real acho, mas era outro título. Acho que era uma mesma coleção.

Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net

Responder

TamiresTamiresmaio 3rd, 2016 às 15:54 - respondeu:

Oi, Victória, que bom que gostou, ficou feliz! Sua resenha ficou ótima, adorei mesmo! 🙂 <3

Responder

Tamires de Carvalho • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPressDesenvolvido por